Serviço Social

Ficha Técnica

Tipo: Bacharelado
Duração: 4 Anos
Turno: Noite
Modalidade: Presencial

Sobre o curso

A formação em Serviço Social é fundamentada em princípios teóricos, éticos e políticos que possibilitam o conhecimento crítico da realidade em uma perspectiva de totalidade e asseguram competência técnica e ético-política para o exercício do trabalho na perspectiva de viabilização do acesso a direitos sociais e políticas públicas.  Em resposta às demandas sociais da realidade, e em consonância com as finalidades, objetivos, valores e princípios ético-políticos estabelecidos em seu Código de Ética Profissional, o/a assistente social brasileiro/a assume compromisso com os interesses e necessidades da classe trabalhadora, com a superação das desigualdades sociais e construção de uma sociabilidade que não mercantilize a vida.

Matriz Curricular

Fundamentos do Serviço Social
Fundamentos de Economia
Cultura e Sociedade
Filosofia e Ética
Métodos Quantitativos I

Antropologia Social
Fundamentos Teórico-metodológicos do Serviço Social I
Estado, Classes e Movimentos Sociais
Métodos Quantitativos II
Metodologia da Pesquisa Científica
Ética Profissional em Serviço Social

Fundamentos Teórico-metodológicos do Serviço Social II
Economia Brasileira Contemporânea
Questão Social no Brasil
Psicologia Social
Política Social

Fundamentos Teórico-metodológicos do Serviço Social III
Direito e Legislação Social
Economia regional
Prática e Formação Profissional I
Trabalho e Sociabilidade

Fundamentos Teórico-metodológicos do Serviço Social IV
Planejamento Social
Prática e Formação Profissional II
Seminários Temáticos I
Serviço Social e Processo de Trabalho

Dinâmica das Relações de Gênero, Classe e Raça
Programas e Projetos Sociais
Seminários Temáticos II
Gestão e Controle Social
Estágio Supervisionado
ELETIVA I

Gerontologia Social
Trabalho de Conclusão – (TC – I)
Serviço Social e Saúde Mental
Seminários Temáticos III
ELETIVA – II
ELETIVA – III

Trabalho de Conclusão –(TC – II)
Eletiva IV
Eletiva V
Serviço Social e Política Educacional
Seminários Temáticos IV
Oficina de Assistência Social

Corpo Docente

ANNA CHRISTINA FREIRE BARBOSA – DOUTORA
ANTÔNIO CAVALCANTE TRINDADE – MESTRE
ANYELLE BRITO LEITE SANTOS – MESTRA
DANIELLA SALES E SILVA – ESPECIALISTA
DEISE CRISTIANE DO NASCIMENTO – MESTRA
EMANUELA OLIVEIRA SPÍNOLA – MESTRA
FERNANDO JOSÉ DE HOLANDA NNUNES – MESTRE
GLAUCIA REJANE DA COSTA – DOUTORADO
KARINA LEONARDO DO NASCIMENTO LIVIO – ESPECIALISTA
KÉSIA KARINE FREIRE DANTAS – MESTRA
LAILA MARIA ALVARENGA DE LIMA – MESTRA
LIANA MELLO DA SILVA – ESPECIALISTA
MARIA LÚCIA DA SILVA SOUZA – MESTRA
THEREZA CHRISTINA DA CUNHA LIMA – DOUTORA

Diferenciais do curso

O curso ofertado pela FACAPE em Serviço Social é totalmente presencial, o único na região.  Regulamentado pela Lei 8.662/1993,  tem como objetivo assegurar uma sólida e critica formação teórico-metodológica aos estudantes, para intervenção nas múltiplas expressões da Questão Social,  pautado nos novos desafios, processos, demandas e necessidades sociais. Além disso, oferta aos alunos projetos de extensão, grupos de estudos, organização de eventos como: seminários, oficinas, congressos, roda de conversas, como também incentiva a pesquisa com vistas à produção do conhecimento, participação e apresentação em diversos eventos de caráter regional, nacional e internacional.

Depoimentos dos alunos

Mais detalhes

Objetivos

        Constitui  como objetivos do curso:

  • Formar Assistentes Sociais com sólida fundamentação teórico-metodógica, técnico- operativo e ético-política, capazes de apreender o significado sócio-histórico da profissão e de intervir de forma crítica, qualificada e propositiva nos espaços sócio- ocupacionais, de acordo com a Regulamentação da profissão (Lei no 8.662/93) e com o Código de Ética do Assistente Social (Resolução CFESS 273/1993);
  • Formar profissionais para identificação e intervenção nas configurações estruturais e conjunturais que permeiam a realidade social;
  • Garantir a apropriação e produção científica, com atitude investigativa e interpretativa, nas diversas dimensões que compõem a vida acadêmica: estágio, extensão e iniciação científica;
  • Desenvolver competências, habilidades e atribuições no âmbito da elaboração, gestão, planejamento, execução, avaliação e monitoramento de políticas sociais, programas, projetos sociais, assessoria, consultoria e capacitação;
  • Formular respostas e alternativas no âmbito da formação que possibilite a interpretação, intervenção no trato da realidade local, onde o curso está inserido;
  • Formar profissionais com capacidade de gestão social, sobretudo no que se refere a planejamento, administração, coordenação, acompanhamento, avaliação de políticas sociais.
  • Assegurar a formação profissional pautada pela ética como princípio formativo a pratica profissional.

Perfil Profissional

Alicerça-se no pressuposto que o assistente social é um profissional que trabalha na realidade social, inserido na divisão social e técnica do trabalho, a qual requisita um perfil capaz de responder às múltiplas e complexas demandas da sociedade. Nesse processo, a propositura da FACAPE para o egresso prevê um profissional com formação crítica para atuar nos diferentes espaços sócio ocupacionais, com capacidade de inserção criativa, reflexiva e propositiva no conjunto das relações sociais no que tange às demandas sócio históricas dos usuários, sobretudo comprometido com os valores e princípios norteadores do Código de Ética do Assistente Social.

Competências e Habilidades

Respeitando os parâmetros norteadores organizados nas diretrizes curriculares, as competências e habilidades assumem uma perspectiva pautada na intrínseca relação entre as competências teórico-analítica, ético-política e técnico-operativa, concretizadas na prática e na compreensão do ser social. Tais competências aplicadas no campo da aprendizagem facilitam o crescimento intelectual, social do sujeito.

Neste sentido o  Projeto Pedagógico do curso enfatiza que, o egresso apresente as seguintes competências e habilidades:  

  • Compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio histórico, nos cenários internacional e nacional, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade;
  • Identificação das demandas presentes na sociedade, visando a formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social;
  • Dominar os recursos tecnológicos na utilização dos pareceres técnicos, laudos, relatórios sociais e similares;
  • Reconhecer as implicações éticas-políticas do trabalho profissional.;
  • Apreender o significado social da profissão como fundamento para o trabalho profissional.
  • Articular os fundamentos teórico-metodológicos e ético-políticos como requisitos fundamentais para o exercício de atividades técnico-operativas.
  • Elaborar, executar, monitorar e avaliar planos, programas e projetos socais;
  • Contribuir para viabilizar a participação dos usuários nas decisões institucionais;
  • Planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais;
  • Realizar pesquisas que subsidiem formulação de políticas e ações profissionais;
  • Prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais e à garantia dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;
  • Veicular informação junto à população usuária dos serviços sociais viabilizando sua compreensão e utilização
  • Orientar a população na identificação de recursos para atendimento e defesa de seus direitos;
  • Realizar visitas, perícias técnicas, emitir laudos, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social.
  • Contribuir para a consolidação de projetos ético-políticos profissionais.

Mercado de Trabalho

O curso superior em Serviço Social permite ao profissional analisar, elaborar, coordenar e executar planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como: saúde, educação, previdência social, habitação, assistência social e a cultura; nos espaços sociojuridicos: ministério público, varas especializadas, sistema penitenciário, defensorias públicas; em instituições não governamentais, empresas, conselhos de setoriais;  sindicatos, associações, dentre outros espaços.

Nesses espaços analisa as condições de vida da população, orienta as pessoas ou grupos sobre como ter informações, acessar direitos e serviços para atender às suas necessidades sociais; s elaboram laudos, pareceres e estudos sociais e realizam avaliações, estudos técnicos e coleta dados para as pesquisas; trabalham no planejamento, organização e administração dos programas e benefícios sociais fornecidos pelo governo, bem como na assessoria de órgãos públicos, privados, organizações não governamentais (ONG) e movimentos sociais. Atua na docência e realiza pesquisas e investigações científicas.

Fale conosco

Coordenador do curso:
Profa. Ma. Maria Lúcia da Silva Souza

Telefone de contato:
87 

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