Comércio Exterior

Ficha Técnica

Tipo: Tecnologia
Duração: 3 Anos
Turno: Noite
Modalidade: Presencial

Sobre o curso

O Curso de Comércio Exterior da Facape cumprindo o disposto em sua missão institucional, e no intuito de fazer com que ela seja realizada, tem como peculiaridade contribuir para o desenvolvimento das relações e dos negócios internacionais, em especial, da sociedade regional/local, do Polo Petrolina (PE) /Juazeiro (BA) face à crescente demanda comercial e industrial relacionada com atividades de exportação e importação provocadas pelas mudanças dos sistemas produtivos.

O Curso mescla matérias da área de Exatas com as mais específicas da área de Comércio Exterior. Há disciplinas gerais, como matemática financeira, administração, economia, contabilidade e estatística. O currículo ainda é recheado de disciplinas específicas, como direito internacional, logística internacional, prática de exportação, prática de importação, marketing internacional e negociações internacionais. Além de uma formação humanística que inclui inglês, espanhol e ética.

Matriz Curricular

Fundamentos do Comércio Exterior
Fundamentos da Administração
Fundamentos da Economia
Fundamentos da Contabilidade
Métodos Quantitativos I

Métodos Quantitativos II
Metodologia da Pesquisa Científica
Macroeconomia
Relações e Negociações Internacionais
Economia Brasileira Contemporânea

Matemática Financeira
Inglês Aplicado ao Comércio Exterior
Economia Internacional
Direito Comercial e Tributário
Teoria e Prática Cambial

Finanças Corporativas
Direito do Comércio Internacional
Gestão de Marketing Internacional
Legislação Aduaneira
Eletiva

Finanças Internacionais
Mercado de Capitais
Gestão do Agronegócio
Prática de Exportação
Estratégia Empresarial
Eletiva
Estágio Curricular Supervisionado

Desenvolvimento Sustentável
Logística Internacional
Prática de Importação
Práticas em Comércio Exterior
Eletiva
Eletiva
Eletiva

Corpo Docente

ANE CARINE SARAIVA BEZERRA DE AMORIM
ANTONIO CAVALCANTE DA TRINDADE
ARTUR CARLOS GUERRA CISNEIROS
DOMINGOS MOREIRA GOMES FILHO
FERNANDO JOSE DE HOLANDA NUNES
GLAUCIA REJANE DA COSTA
INACIO LOIOLA DO NASCIMENTO
JOSAIAS SANTANA DOS SANTOS
MARIA DO SOCORRO MACEDO COELHO
MERIELE RODRIGUES FERRAZ
MICHELA D ARC CAMPOS MOTA
SEGUNDO BENJAMIN CHAVEZ SALDANA
THEREZA CHRISTINA DA CUNHA LIMA

Diferenciais do curso

Depoimentos dos alunos

Mais detalhes

Objetivos

O objetivo geral do curso é formar profissionais-cidadãos competentes, empreendedores, éticos, hábeis e comprometidos para atuarem em qualquer cenário ocupacional de natureza política, econômica e cultural. Constituindo assim, os seguintes objetivos específicos:

  • Proporcionar uma sólida formação acadêmica e prática para compreensão dos impactos sociais, econômicos e culturais que influenciam o comércio exterior nos diferentes contextos empresariais.
  • Formar profissionais capazes de gerenciar os principais desafios empresariais nos diferentes ramos e setores da economia regional e local.
  • Proporcionar o desenvolvimento de competências específicas e práticas associadas ao processo de análise de câmbio, legislação aduaneira, direito internacional, seguro no comércio internacional e marketing internacional e outros aspectos inerentes ao comércio exterior.
  • Favorecer o desenvolvimento de habilidades relativas ao desembaraço aduaneiro, fluxos de embarque e desembarque de produtos e documentação e seleção de meios de transporte, considerando a necessidade de otimização de recursos, com garantia de integridade nas operações.
  • Dotar o futuro profissional de habilidades práticas na utilização das novas tecnologias da informação e comunicação.
    Estimular o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão dos processos e operações de importação e exportação.
  • Formar o profissional/cidadão crítico, consciente, reflexivo e ético para com as questões socioambiental e de responsabilidade social.

Perfil Profissional

O egresso do Curso de Comércio Exterior da Facape estará apto a exercer suas funções sejam nos trâmites nacionais ou internacionais no que enseja os processos de importação e exportação de bens e/ou serviços comercializáveis. Com essa perspectiva, busca-se habilitar o profissional com capacidades para compreender a evolução da sociedade e do mercado, atuando de forma proativa, empreendedora, reflexiva, crítica, criativa, ética e comprometedora com os processos de planejamento, gestão e controle das organizações.

Asim, o perfil do egresso valendo-se dos conhecimentos, habilidades e competências oriundas da integralização entre a formação geral, específica e prática desenvolvidas ao longo curso, estará qualificado para exercer seu papel como agente impulsionador do desenvolvimento sustentável, atuando assim, nas mais diversificadas áreas como: de abertura de mercados consumidores no exterior e nas operações de embarque e desembarque de mercadorias e recebimento de divisas; instituições financeiras; órgãos governamentais; embaixadas; escritórios de despachantes; empresas comerciais; empresas de transportes; empresas de seguros; dentre outras.

Competências e Habilidades

O profissional de Comércio Exterior opera com a exportação e a importação de produtos e serviços entre empresas localizadas em diferentes países. Acompanha os acontecimentos internacionais, tanto econômicos quanto políticos, e eventuais conflitos diplomáticos, para caracterizar mercados consumidores ou empresas fornecedoras. Também se mantém informado sobre as tendências de consumo em diferentes partes do globo.

Elabora estratégias de negócio e marketing e define a logística, como frete e estocagem dos produtos importados ou exportados. Seu campo de trabalho inclui empresas importadoras ou de logística, companhias privadas dos mais diversos setores, que fazem importação e exportação, instituições financeiras, agências governamentais de desenvolvimento econômico, operadoras de câmbio e de seguro.

É preciso entender da legislação relativa à importação e exportação de bens e serviços, conhecer os tratados comerciais entre o Brasil e outros países. Como o profissional tem conhecimento em contratos e negociações internacionais, é imprescindível falar outros idiomas, principalmente inglês e espanhol.

Mercado de Trabalho

A legislação e os trâmites aduaneiros do Brasil estão entre os mais complicados e burocráticos do mundo. Esse fato já basta para que este profissional tenha sempre campo de trabalho. Além disso, mesmo com a crise, as empresas continuam exportando e importando produtos manufaturados e insumos de outros países.

O recém-formado costuma iniciar a carreira na área comercial, negociando preço, prazo e forma de pagamento e entrega. Ele é procurado por firmas exportadoras para negociar com os compradores estrangeiros, ou por importadoras para comprar no exterior insumos e produtos acabados sob condições mais vantajosas ou para realizar drawback.

Já o tecnólogo é requisitado para trabalhar em áreas operacionais, como no despacho aduaneiro ou na cotação de câmbio. As áreas de logística, legislação aduaneira, prática cambial, importação, marketing e negociação internacional são as que mais demandam profissionais.

Além de atuar em empresas privadas, é possível trabalhar, também, em agências e organismos internacionais e oferecer assessoria e consultoria a empresas de pequeno e médio porte.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Agenciamento de carga

Nessa área, o profissional é responsável pelas partes necessárias para o transporte da mercadoria, como seguro e frete, além de acompanhar todos os passos, pra que nenhuma entrega seja extraviada.

Compras Internacionais

Já aqui, o trabalho é ser o meio de campo em negociações com empresas estrangeiras, fechando contratos de compra e venda e mantendo contato.

Consultoria

A missão de um consultor de Comércio Exterior é ajudar empresas pequenas nas suas importações e exportações, tanto as que já fazem quanto as que tão engatinhando ou até mesmo começando no processo. Ele também atua resolvendo eventuais problemas na liberação da carga no Brasil.

Despacho Aduaneiro

É a área responsável pela liberação das cargas junto a receita federal.

Gestão

Tem a função de coordenar um setor ou uma empresa que lide com importações e exportações.

Operação

O profissional dessa área vai cuidar de todos, sim, TODOS os detalhes do processo de transporte entre as duas empresas. O profissional que atuar nessa área vai lidar com assuntos como o meio de transporte, o tempo de entrega, os custos, armazenagem, documentação e mais uma infinidade de coisas.

Marketing Internacional

A tarefa aqui é analisar o mercado de um determinado país e tomar decisões com base nas informações coletadas. Essas decisões podem ser mudanças no produto exportado ou então na forma como ele é vendido.

Procurement

É a área que desenvolve novas linhas de produtos e fornecedores. Desde a procura por um novo produto, indo a feiras e fazendo o primeiro contato com o fornecedor/comprador, até ter ele desenvolvido e pronto para importar/exportar.

Fale conosco

Coordenador do curso:

Prof. Esp. Michela Mota

Telefone de contato:

(87) 3866-3225

E-mail:

michela.mota@facape.br

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